História da RCC Varginha




Há 40 Anos renovando corações

“Entre vários movimentos de renovação espiritual e pastoral pós-conciliar, surgiu a Renovação Carismática Católica  que tem trazido novo dinamismo e  entusiasmo para a vida de muitos cristãos e comunidades “ (Documento 53 da CNBB, p.07)



Em Varginha a RCC tem feito história!

No ano de 1975 o Senhor Carlos Benfica e Senhora Maria Augusta (Gutinha) participaram de uma Experiência de Oração no Espírito, realizada por Padre Jonas na cidade de Piquete (SP).

Em maio do mesmo, o Padre e sua Equipe realizaram em Varginha uma EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO na Escola Estadual Brasil. 

O primeiro Grupo de Oração foi então formado por Carlos Benfica, Diva Paiva  e outras pessoas que participaram dessa Experiência .

No início, a RCC foi recebida pelo povo com aquela reserva de típica de mineiro, pois  não se tinha conhecimentos de que existisse  na Igreja Católica uma obra espiritual com características  tão incomuns : com Cânticos tão alegres, alguns acompanhados por expressão corporal, com oração , imposição de mãos e outras manifestações inusitadas .

Mas graças ao apoio do Pároco Pe. Walmor Zucco- SCJ e de seu coadjutor Pe. Adílson Colombi -SCJ  e com o  trabalho  apostólico desse grupo pioneiro, a RCC conseguiu , lentamente mas com firmeza, abrir caminho na comunidade ao lado de outros movimentos que já eram promovidos na Paróquia do Divino E. Santo, principalmente o Cursilho de Cristandade e o Emaús.

Em 1976,atendendo solicitação desse grupo de dirigentes, Pe Jonas e sua Equipe realizaram em Varginha nova uma EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO , no Colégio Santos Anjos, contando com cento e vinte (120) participantes .O resultado foi animador , pois um  maior número de pessoas abriram-se à ação do Espírito Santo

Em 1976 foi fundado o Grupo de Oração na Igreja Matriz do Divino E. Santo, às segundas - feiras, dezenove e trinta.

As pessoas que freqüentavam esse Grupo e outro que então já existia na Capela do Hospital Regional foram encaminhadas a Areias (SP) para participarem de EXPERIÊNCIA e APROFUNDAMENTOS DE ORAÇÃO.

Os carismáticos varginhenses, cada vez mais entusiasmados com a nova obra do Espírito Santo, também tiveram oportunidade de participar de vários encontros da RCC em Itajubá, São Lourenço, Pouso Alegre, Belo Horizonte e Lorena, que lhes proporcionaram muitas alegrias e benefícios espirituais. Vários encontros também foram realizados no Centro de Pastoral de Três Pontas.

No período de 1978 a 1981, a RCC de Varginha contou com o apoio também de   Pe. Aloísio Roque Opperman (depois se tornou Bispo).

Em 1982foi constituída a primeira Equipe- Núcleo da RCC de Varginha: Coordenador ,Carlos Benfica. Ele que já vinha conduzindo o Movimento desde o início e representando- o na Diocese da Campanha .

A fim de atender as necessidades de assistência e desenvolvimento da RCC na Comunidade, por decisão da Equipe- Núcleo, em 1982 , cada um de sue membros fundou um Grupo de Partilha.

Depois de cada EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO que se realizava, novos grupos de Oração se formavam - para onde eram encaminhadas as pessoas. Havia então atividades nos dias úteis da semana. Eram 05 grupos de oração funcionando nas principais Igrejas da cidade, 25 grupos de partilha, sendo dois de crianças e um de jovens (...)

Já havia participação da RCC em Encontros fora da cidade, buscando participar ou atuar com palestras nos encontros de oração e em eventos, sabendo da necessidade de buscar intercâmbio de experiências. Aconteciam Encontros para Adolescentes, Tardes de Oração, Noites de Louvor.

Dentro de uma cautelosa linha de ação pastoral, recomendada pela Diocese, o Coordenador e Equipe-Núcleo, unidos em Cristo, buscavam agir com discernimento e prudência, dirigindo as atividades no sentido de tornar a RCC uma presença orante e atuante na Paróquia, uma força viva do Espírito em ação na comunidade.


Fonte: livro SINAL – Renovação Carismática Católica

Ano I- número I- 1986



TEMPO DE COLHEITA

OS FRUTOS DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA


Quarenta anos já se passaram!

 “Hoje é tempo de louvar a Deus”

Louvar e agradecer a “Deus e a todos os que nos ajudaram a aplicar bem e a multiplicar os talentos que o Senhor colocou em nossas mãos, segundo a capacidade de cada um. E é com imensa satisfação e alegria no Espírito que manifestamos o nosso reconhecimento e gratidão”


Somos gratos a todos os colaboradores da sociedade varginhense que sempre apoiaram a RCC. Agradecemos imensamente a todos os Coordenadores e Equipes de servos que não mediram esforços em favor da vida dos Grupos de Oração e dos  muitos eventos realizados ao longo desses anos. Aos nossos pastores, os Padres que apoiaram e orientaram o Movimento nessa travessia.  (Muitos em memória)

·         Somos hoje  40 Grupos de Oração atuantes nas oito Paróquias da cidade, contando com Ministérios de Intercessão, Oração por Cura e Libertação, Música e artes,  pregação, Formação Permanente e alguns, com equipe responsável pela evangelização das crianças.


·         A Escola Permanente de Formação tem buscado, há cerca de 20 anos , preparar as pessoas para atuar na RCC, principalmente nos Grupos de Oração.


É KAIRÒS, tempo para louvar, agradecer e bendizer ao Senhor por toda Graça   derramada sobre a cidade nestes 40 anos!




“Somos chamados a viver de acordo com o que anunciamos. Portanto faz-se necessário que exercitemos sempre a escuta profética, companheirismo, solidariedade e o estímulo mútuo (... ) Deus nos dará sempre a graça da vitória “


                               Que o Espírito Santo sempre nos ilumine!

Varginha – MG, 1º de julho de 2015.


Paulo Caetano

Coordenador Regional RCC